sábado, 29 de agosto de 2015

Parabéns Itabaiana pelos seus 127 anos

O que é ser Itabaianense ?


"Senhores donos da casa, o cantadô pede licença Pra puxar viola rasa, aqui na vossa presença, Venho das banda da Serra, cum pirmissão da sentença. Cumpri minha sina forte, de falar do meu povo" Sei que muitas vezes somos identificados de várias formas pelo mundo à fora, mas vejamos se dá para entender o que é ser itabaianense:
Acordar de madrugada, colocar um cesto nas costas, subir em uma mercedinha (versão compacta de um caminhão), seguir para qualquer feira em qualquer lugar, pois em todas elas existe itabaianeses, não precisa escolher, é um produto da feira brasileira, assim como a carne o arroz e o feijão.
Crescer olhando seu pai, irmão, amigo ou quem quer que seja, para aprender de economia financeira, tal como o garoto do livro ‘Pai Rico, Pai pobre', e logo na formação da personalidade aprender a vender, comprar, negociar e montar seu próprio negócio. Como lema, sempre sonhar em aprender e ser o proprietário, seja de um pequeno estabelecimento comercial ou colocar o cesto nas costas e ir para uma feira. "Na estrada dos desengano Andei de noite e de dia Inludido percurando aprendê o que num sabia"

Comprar um pequeno pedaço de terra, escolher a cultura, irrigar, e fazer daquele cantinho seu sustento, cultivar a terra, para que ela sempre ofereça a sua família o sustento e a dignidade que ela merece.
É perder as unhas torrando castanha, é se afastar da família em busca de uma vida melhor nas orlas do Brasil,"Buscando a i'lusão da vida ou o cutelo da morte E das duas a prifirida há que me mandar a sorte." mais uma vez não precisa escolher, em todas as praias brasileiras, sempre encontarará alguém (pode perguntar) vendendo castanha assada, e voltando para casa meses depois, com o dinheiro enrolado no bolso, para comprar sua casinha, seu pedaço de terra, para plantar.
Veja que ser itabaianense é sempre recomeçar, sempre lutar e sempre vencer. E se algum dia, em algum lugar você ouvir falar desse povo, e desse modo de vida sergipano, brasileiro, e tão particular, saiba que ele mora ali, no pé da serra, próximo de tudo, de tudo que ele precisa para viver. "Já que nunciei quem sou: Deixo meu convite feito Pra qualqué dos cantadô, dos que se dá por respeito, Que aqui por acaso teja, Nessa função de alegria, venha conhecer nossa terra e por aqui faça seu ninho."

Parabéns povo da nossa terra, parabéns Itabaiana. 

Jamyson Machado - cidadão itabaianense, Pedindo permissão a Xangai e Vital Farias, na canção Desafio
Fonte:http://itnet.com.br/o-que-e-ser-itabaianense,28090.html








Sem esquecer é claro o bom e velho FIDO CANSU !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário